quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Encontro com Luisa Ducla Soares na Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira

No passado dia 2 de Novembro, a turma do 4ºG foi à Biblioteca Municipal  para participar num encontro com a Luísa Ducla Soares. Todos os meninos estavam muito entusiasmados tendo preparado cuidadosamente este encontro. Começaram por conversar com a professora sobre esta autora de livros infantis, leram livros seus e, de acordo com a curiosidade que esta escritora lhes foi despertando com a leitura de alguns livros, pensaram em perguntas a colocar a esta simpática senhora. A chegada à biblioteca foi bastante atarefada! Chovia… Luisa ducla Soares já lá estava e prontamente se sentou com o 4ºG a autografar os livros dos alunos, a conversar e, também, a ouvir atentamente o último CD”O som das lengas lengas”. Entretanto começou a “entrevista” feita por todos os meninos presentes. Todas as questões foram colocadas com muito interesse. Luísa Ducla Soares respondeu muito carinhosamente a todas. Ficamos a saber, em linhas gerais, o percurso desta escritora.
Luísa Ducla Soares escreve porque gosta de comunicar com os outros. Escreve desde os 10 anos.
Tudo começou quando os pais lhe ofereceram um livro de capa vermelha com o título “Os meus versos” e a autora seria “Luisinha”. Aos 13 anos começou a inventar histórias para o irmão de 3 anos. O irmão era muito traquinas e Luísa, para o tentar acalmar, começou por lhe ler histórias. Como o irmão não gostava e reclamava, decidiu inventar histórias. Ora o irmão gostava de histórias “imaginativas e diabólicas”. Sempre que este não gostava do rumo da história ou da personagem, refilava e, então, Luísa mudava a história para manter o irmão interessado. Contava, diariamente, 30 minutos de história. Uma das histórias durou 3 anos a contar.
Quando decidiu ser escritora quem a apoiou foi… a sua professora. Depois de Luísa lhe ter mostrado o que escrevia, esta sugeriu que publicasse num jornal. Quando os livros publicados tornaram Luísa famosa, os pais ficaram muito orgulhosos.
Embora escreva desde os 10 anos, só começou a publicar na idade adulta e porque amigos seus, que depois se tornaram escritores famosos, a incentivaram.
Já publicou 117 livros. O livro que mais gostou de escrever foi “ Um menino chamado Armando” que é uma homenagem ao seu pai, o seu Herói.
Os livros mais vendidos foram: “Destrava línguas”, “Lengas Lengas”, “Lendas do Mar”, entre outros.
Luísa Ducla Soares gosta de escrever… se passar sem escrever sente-se mal. Precisa de escrever para viver.
Por último uma mensagem desta senhora encantadora: se tiverem um sonho muito forte não devem desistir dele, devem levar esse sonho o mais longe possível!

    Foi uma manhã muito bem passada!





                

Sem comentários: