terça-feira, 17 de novembro de 2015

Comemoração do Dia Mundial do Mar na EB1 n.º 1

A propósito da Comemoração do Dia Mundial do Mar (17 de novembro), integrado no Projeto Ler+Mar, deslocou-se à Escola Básica n.º 1 de Vila Franca de Xira, o Sr. João Padinha, natural de Alhandra, localidade pela qual nutre um enorme orgulho, para nos presentar com uma mostra das miniaturas de barcos que realiza.
Cada barco é especial. Feito com todo o pormenor, seguindo as técnicas utilizadas na construção dos barcos reais, todos foram alvo de uma grande pesquisa e estudo prévio para a sua construção. São feitos à escala e cada um representa um barco importante para o país, no caso dos descobrimentos, ou importante na história do rio Tejo. Serviram para a pesca ou para o transporte ao longo de séculos e permitiram o desenvolvimento de toda esta zona.
Mais recentemente, Varinos e Avieiros fixaram-se nestas margens e também eles vieram acrescentar história e histórias a este rio.
Foi com prazer que todos vimos estes barcos e ficámos a conhecer, graças às explicações do Sr. João Padinha, muito mais da história da nossa terra, do rio Tejo e das gentes que cá vivem.
O Sr. João Padinha mostra os seus barcos em miniatura, que estão expostos sobre as mesas da Biblioteca Escolar.

Sem comentários: