sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Empréstimo domiciliário

Uma das funcionalidades das bibliotecas escolares é o empréstimo de livros para leitura domiciliária. Esta valência, disponibilizada manualmente às diversas turmas, é uma tarefa que consome muito tempo. Mas as coisas mudaram. A Biblioteca Municipal passou a utilizar um novo programa informático de catalogação e gestão dos documentos e disponibilizou-o também a todas as bibliotecas escolares das escolas do 1º ciclo do concelho. É a Biblioteca Municipal que dá apoio a estas bibliotecas através do SABE - Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares.
Este novo programa informático dá pelo nome de Koha, está instalado nos servidores informáticos do município e funciona através da Internet. Através da colaboração entre programadores e os técnicos municipais, tem sido parametrizado para se adaptar ao serviço das bibliotecas e às realidades existentes.
Para podermos funcionar com ligeireza e aproveitarmos os recursos do programa, cada livro deverá possuir um código de barras que o identifique no sistema. Todos os livros da biblioteca da Escola do Bairro do Paraíso vieram do SABE já munidos desse código, pelo que, depois der criada a base de utilizadores, rapidamente se iniciou o empréstimo domiciliário. Porém, o mesmo não acontecia com os livros da Escola do Bom Retiro. O Agrupamento adquiriu uma impressora adequada à impressão de etiquetas com os códigos e, depois de efetuada a necessária instalação, tem havido uma verdadeira azáma na biblioteca para criar e colar etiquetas com códigos de barras em todos os livros.
A tarefa ainda está longe de terminar, mas como uma boa parte dos livros já estão prontos e a base de utilizadores está criada, já se deu início ao empréstimo domiciliário.
Nada teria andado tão depressa sem a prestimosa colaboração voluntária de várias alunas que, abdicando das brincadeiras de uma boa parte dos intervalos, vêm colaborar na biblioteca, colando etiquetas e os plásticos autocolantes protetores das mesmas. Bem hajam.





Sem comentários: