segunda-feira, 3 de novembro de 2014

"Os segredos da bruxa Rabuja..."



Explicação científica para as magias do dia das bruxas

Todas as “bruxarias” realizadas na Biblioteca, no Dia de Halloween, utilizaram produtos que todos nós temos em casa, apesar dos nomes estranhos que lhes foram dados.
Podes fazer todas estas experiências em casa, mas sempre na presença de um adulto responsável, pois algumas destas substâncias não devem ser manuseadas por crianças por serem irritantes ou perigosas, se utilizadas sem os devidos cuidados.
As experiências foram:
 O medidor de poder:
Para esta experiência a bruxa Rabuja utilizou:
   Água oxigenada (lágrimas de crocodilo)
  Batata sem casca

O que aconteceu:
A água oxigenada liberta oxigénio (O2) muito lentamente, mas na presença de batata esta libertação é muito mais rápida. Foi assim que o balão aumentou de volume.

O balão que encheu rapidamente:
Para esta experiência a bruxa Rabuja utilizou:
Vinagre (Azedume de velha jarreta)
 Fermento para bolos (pó de dentes de gato preto)

O que aconteceu:
O vinagre reagiu com o fermento e libertou, durante a reação, gás dióxido de carbono (CO2). Foi este gás que fez aumentar o volume do balão.

A mistura do bem com o mal:
Para esta experiência a bruxa Rabuja utilizou:
Óleo de cozinha (lágrimas de princesa)
Água com corante alimentar (Sangue de vampiro)
Comprimido Alka seltzer (sais utilizados para ajudar nas digestões difíceis)

O que aconteceu:
A água e o óleo não se misturam e, como o óleo é menos denso (“mais leve”) que a água, esta mistura tem duas camadas. Quando a bruxa adicionou o comprimido formaram-se bolhas que foram empurradas para cima e entraram na camada de óleo. Como estes dois líquidos não se misturam, nem o bem nem o mal poderiam ganhar.


Liquídos que mudam de cor:
Para esta experiência a bruxa Rabuja utilizou:
 Água com lixívia (água de lua cheia)
 Água com detergente amoniacal (xixi de rato)
 Água com vinagre (chá de urtigas)
 Água de cozer couve roxa

O que aconteceu:
O vinagre é, como sabes, ácido, mas a lixívia e o detergente amoniacal não são. Estes dois últimos chamam-se bases. A água de couve roxa funciona como um indicador de ácidos e de bases, pois faz mudar a cor da substância à qual se mistura.
Se fizeres esta experiencia em casa nunca mistures o detergente amoniacal com a lixívia, pois esta mistura liberta gases que te irritam as vias respiratórias e podem deixar-te a tossir e a chorar durante bastante tempo.

Água ardente:
Para esta experiência a bruxa Rabuja utilizou:
 Água
 Gasolina para isqueiros
 Fósforos

O que aconteceu:
Como sabes a água não é inflamável, ou seja, não arde. Para isto acontecer, a bruxa Rabuja deitou algumas gotas de gasolina para isqueiros no fundo da garrafa. Como este líquido é incolor ninguém o viu. Para além disso, a gasolina, tal como o óleo, não se mistura com a água e, como é menos densa (mais leve) subiu. Quando chegou ao cimo da garrafa a bruxa só teve que aproximar o fósforo do gargalo e… magia!!! Parecia que a água estava a arder!

Muita atenção: esta experiência só pode ser realizada com um adulto a supervisionar. Podes queimar-te ou causar algum acidente, por isso,  NÃO TENTES FAZÊ-LA SOZINHO(A).

Sem comentários: