quinta-feira, 28 de maio de 2015

Heráldica: Brasões e Ex-libris

Nos dias 26 e 27 de maio, teve lugar nas escolas básicas do primeiro ciclo, n.ºs 1 e 4, do Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos, uma ação que envolveu todas as turmas dos 3.º e 4.º anos. Esta ação pretendeu despertar os alunos para o património histórico-cultural.
A ação, promovida pela biblioteca escolar, foi desenvolvida pelo Dr. David Silva, da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira. Por esse motivo, estamos gratos ao próprio e à Autarquia.

Num primeiro dia, depois de uma introdução à história do surgimento dos brasões e a sua finalidade, quais os seus componentes essenciais e a evolução ao longo dos tempos, os alunos/as foram convidados/as a desenharem e pintarem o seu próprio brasão, a partir de modelos base fornecidos, de acordo com os seus gostos pessoais, como algo que os/as definiam.

O segundo dia foi dedicado aos Ex-libris. Depois de explicada a utilidade e um pouco da história dos mesmo, foram apresentadas imagens de variadíssimos exemplares. Na segunda parte da ação, os/as alunos/as foram convidados/as a criarem os seus próprios ex-libris, também de acordo com os seus gostos pessoais.

Aqui ficam as imagens das diversas sessões da ação, bem como de muitos dos resultados finais.




Imagens da confeção de brasões


Imagens da confeção de ex-libris

Sem comentários: