sábado, 4 de junho de 2016

A Mithós - Histórias Exemplares - na EB1 n.º 4

Todos temos limitações, mas alguns de nós possuem limitações mais condicionantes e que exigem adaptações mais visíveis. Em muitos casos essas limitações são de nascença, em muitos outros foram adquiridas por circunstâncias da vida - doenças, acidentes... - contudo, são tão pessoas quanto os outros, possuem a mesma dignidade, merecem o mesmo respeito e têm direito a aceder à mesma qualidade de vida de todos os outros.
Com o objetivo de chamar a atenção para esta realidade e de educar os discentes no sentido de respeitarem e ajudarem as pessoas portadoras de deficiência, a Associação Mithós - Histórias Exemplares - Associação de Apoio à Multideficiência, com sede em Vila Franca de Xira, deslocou-se no passado dia 2 à nossa Escola para trabalhar com as turmas do 3.º e 4.º ano e a turma bilingue.
A sessão foi muito interessante. Foi visionado um filme sobre a amizade e a ajuda entre uma criança portadora de deficiência e outra dita normal. De seguida, os discentes tiveram a oportunidade de experimentar deslocar-se em cadeiras de rodas, utilizar canadianas e andarilhos, de modo a comprovarem a existência de algumas barreiras físicas existentes na Escola.
Foi, também, possível fazer experiências em condições de não visão, privilegiando o tato e o olfato.
Com a ajuda da turma bilingue, das suas discentes e das formadoras da Mithós, foram exemplificadas e explicadas diversas palavras em Língua Gestual Portuguesa.

https://goo.gl/photos/hpx5BGgy16PGWbgw7
(clique na foto para ver o álbum)

Sem comentários: