quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Tradições e lendas de Natal - XI

Quem foi São Nicolau?


Nicolau foi um bondoso bispo que nasceu em 280 d.C. na cidade de Myra, na Turquia, e morreu a 6 de dezembro de 345, na mesma cidade. O seu corpo foi, mais tarde, levado para Bari, na Itália, onde todos os anos, a 9 de maio, lhe é dedicado um festival.
Nicolau salvou muita gente da fome e teve sempre um carinho muito especial pelas crianças, o que o levou a fundar um orfanato.
Chegou a ser aprisionado pelo Império Romano, no tempo das perseguições dos cristãos, sendo mais tarde libertado pelo imperador Constantino, que se converteu ao cristianismo.
Nicolau foi ainda o pretetor dos marinheiros, ladrões e mendigos. Os marinheiros de Bari trouxeram os seus restos mortais de Myra para a sua cidade para que ficasse protegido dos invasores.
A Holanda foi o país que mais o festejou, pois consta que foram barcos holandeses que levaram as primeiras notícias dele para o norte da europa. O seu nome em holandês era Sinter Klaas.

Quando a sua fama chegou à América, a pronúncia do seu nome foi americanizada para Santa Claus. Nessa altura a sua popularidade já percorria o mundo. As crianças pediam-lhe presentes com antecedência, para que ele os pudesse entregar na véspera de Natal e a sua figura elegante passou a ser representada como um homem gorducho, bem disposto e generoso.

Sem comentários: