sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Tradições e lendas de Natal - XII

Porque se veste o Pai Natal de vermelho e branco?


Ao contrário do que possa parecer, esta é uma tradição muito recente.
Antigamente, o Pai Natal era vestido das formas mais variadas. Ou usava fatos com cores muito garridas ou aparecia vestido de couro e de peles. Na cabeça era habitual ver-se uma coroa de azevinho, um barrete ou um chapéu em forma de cone. Mas a sua figura nunca foi representada de uma forma muito caraterística que o tornasse inconfundível. 
Em 1931, nas sua campanha publicitária de inverno, a Coca-Cola decidiu utilizar a figura de São Nicolau com uma roupa especial para promover a sua bebida. Foi contratado um artista americano para representar o bondoso bispo, ao qual vestiram um fato vermelho, de calças e túnica e, na cabeça, foi colocado um barrete também vermelho, debruado a pele branca e com um pompom na ponta.
Foram escolhidas estas duas cores porque eram as mesmas com que a Coca-Cola era vendida. Assim, este novo Pai Natal, com ar carinhoso e prazenteiro, aparecia com uma garrafa de Coca-Cola na mão, fazendo esquecer a anterior figura do Pai Natal, às vezes com um ar pouco limpo, com uma garrafa de vinho na mão e cambaleando de festa em festa.
Esta campanha passou por todo o mundo e alcançou grande sucesso, tornando a figura do Pai Natal, vestido de vermelho e branco, com uma longa barba e ar simpático, numa figura caraterística como a conhecemos hoje.

Sem comentários: